Altamira, o maior município do Brasil
O enorme município fica localizado na mesorregião do sudoeste do estado do Pará, às margens do rio Xingu.
ode parecer incrível para muita gente, mas, até o final de 2008, a cidade de Altamira no Pará foi o maior município do planeta em relação à delimitação geográfica. Com seus invejáveis 159.533 km², a cidade é maior do que dez estados brasileiros (Ceará; Amapá, Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe), além do Distrito Federal. A extensão territorial supera também alguns países, como Portugal, Inglaterra, Islândia, Irlanda e Suíça, entre outros.
Em 2009, depois que a gigantesca ilha gelada da Groenlândia foi dividida em quatro municípios, dois deles (Qaasuitsup e Sermersooq) deixaram a cidade paraense em terceiro lugar. Ponto de partida da emblemática rodovia Transamazônica, que corta a cidade em 60 km no sentido leste-oeste, Altamira fica a 800 km da cidade de Belém, e é hoje um destino procurado por praticantes da pesca e do ecoturismo.
O enorme município fica localizado na mesorregião do sudoeste do estado do Pará, às margens do rio Xingu, em um território chamado Volta Grande do Xingu. Além do impacto causado na dinâmica municipal após ser escolhida como o marco zero da Transamazônica, Altamira começou a sofrer, a partir de 2009, outro forte processo migratório, desta vez causado pela instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.