23 c | Campina Grande, PB | Parcialmente nublado
  • sábado, 18 de maio de 2024
CURIOSIDADES

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Apenas uma das maravilhas da antiguidade continua de pé. As Pirâmides de Gizé. As outras seis foram destruídas devido à ação do tempo.

A

ideia de fazer uma lista de monumentos incríveis nasceu na Grécia, cerca de 300 anos a.C. Mas originalmente essa lista chamava-se "As sete Coisas Dignas de Serem Vistas". Os romanos fizeram uma lista dos sete monumentos mais importante da cidade no ano de 448. Na época, os símbolos escolhidos foram: as Catacumbas, os Arqueodutos, o Coliseu, o Odeon, o Foro de Trajano, as Termas e a Colina de Jarnico. Apenas uma das maravilhas da antiguidade continua de pé. As Pirâmides de Gizé. As outras seis foram destruídas devido à ação do tempo e desastres naturais.

As sete maravilhas da antiguidade são:

O Farol de Alexandria foi construído no ano 280 a.C., na ilha de Faros. Na torre de mármore, havia uma chama que, através de espelhos, iluminava a 50 km de distância. Foi destruído por um terremoto em 1375.

Os Jardins Suspensos da Babilônia foram construídos pelo rei Nabucodonosor II. Formados por terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 m, eles foram destruídos por terremoto após o século I a.C.

O Templo de Ártemis em Éfeso foi feito em homenagem à deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens. Foi construído em 550 a.C. e destruído em 356 a.C. Hoje existe apenas um pilar da construção original.

As Pirâmides de Gizé - Quéops, Quéfren e Miquerinos - foram construídas para serem tumbas reais. Apesar de serem as mais antigas entre as maravilhas do mundo antigo, são as únicas que podem ser vistas hoje.

A Estátua de Zeus em Olímpia foi construída em ouro e marfim e decorada com pedras preciosas, chegando a 12 m de altura. A obra foi feita pelo escultor grego Fídias no século V a.C.

O Colosso de Rodhes era uma estátua de 30 m do deus grego Hélios, colocada na entrada da ilha de Rodhes. Qualquer barco que chegasse à ilha passaria entre suas pernas. Foi destruído por um terremoto em 224 a.C.

E o Mausoleu de Helicarnasso (imagem C) foi construído sobre os restos mortais do irmão e marido da rainha Artemísia II de Cária, em 353 a.C. Os fragmentos desse monumento estão em dois museus no Reino Unido e na Turquia.


Veja também

Triângulo das Bermudas