As 7 Maravilhas do Mundo Moderno
A Fundação New Seven Wonders, promoveu um concurso pela internet no site www.new7wonders.com, das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
resultado saiu no dia 07 de Julho de 2007 em uma cerimônia no Estádio da Luz em Lisboa. A classificação foi: 1º A Grande Muralha (China), 2º Petra (Jordânia), 3º O Cristo Redentor (Brasil), 4º A Cidade Inca Machu Picchu (Peru), 5º A Pirâmide de Chichén Itzá (México), 6º O Coliseu de Roma (Itália) e em 7º O Taj Mahal (Índia).
A Grande Muralha da China é um impressionante conjunto de arquitetura militar, que chegou a ter 6,3 mil km de extensão durante algumas das dinastias responsáveis por sua construção. A obra foi realizada ao longo de 2 mil anos.
A antiga cidade de Petra, um conjunto de construções esculpidas na rocha, é exemplo da habilidade do povo nabateu há 2 mil anos. Eles conseguiram canalizar água por aquedutos de cerâmica, permitindo a vida em região desértica.
A estátua do Cristo Redentor, a 709 m do nível do mar, oferece uma das mais belas vistas dos morros e baías do Rio de Janeiro. O monumento religioso foi inaugurado em 1931, após cinco anos de obras.
Machu Picchu, a cidade perdida dos incas, está localizada a 2.491m de altitude, o que fez com que fosse desconhecida até 1911. Estima-se que as estruturas foram construídas por volta de 1460.
Chichen Itzá é a mais visitada cidade maia, que funcionou como centro político e econômico. Suas edificações estão preservadas, sendo a pirâmide de Kukulcán a mais significativa. A fundação ocorreu entre 435 e 455.
O Coliseu é o símbolo da Roma antiga. O anfiteatro, inagurado no ano 80 pelo imperador Titus, recebeu o nome da estátua de Nero, Colossus. Foi usado para os combates de gladiadores e espetáculos populares.
O Taj Mahal foi construído pelo imperador Shah Jahan como uma tumba para sua mulher favorita, Mumtaz Mahal, no século XVII. O palácio fica na poluída cidade de Agra e é cercado por jardins ornamentais.