20 c | Campina Grande, PB | Tempo nublado
  • quinta-feira, 21 de novembro de 2024
GEOGRAFIA

As Fases do Crescimento Populacional

Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais.

A

transição demográfica é, no geral, um processo de diminuição de taxas de mortalidade e natalidade, sendo que a primeira diminui mais rápido que a segunda, causando um período de aumento do crescimento vegetativo e, portanto, de grande acréscimo populacional. E esse termo, que é utilizado em demografia, ajuda a entender ao mesmo tempo os dois fenômenos.

A tendência é que a população mundial cessará de crescer acentuadamente somente por volta do ano 2050. Esse fato decorre da transição demográfica. No período ou ciclo de transição demográfica, o crescimento da população passa por três fases fundamentais. Os países desenvolvidos já realizaram sua transição demográfica, estando, portanto, na terceira fase, ao passo que os subdesenvolvidos, a grande maioria, só deverão completá-la por volta do ano 2050.

As fases de crescimento

Primeira fase ou fase do crescimento lento: Dos primórdios da humanidade até o final do século XVIII, aproximadamente, embora a natalidade tenha sido elevada, a taxa de mortalidade também era bastante alta, o que explica o baixo índice de crescimento demográfico desse período. A expectativa ou esperança de vida, portanto, era baixa. A elevada mortalidade era decorrente principalmente das precárias condições higiênico-sanitárias, das epidemias, das guerras, da fome, etc.

Segunda fase ou crescimento rápido: Caracterizada por elevadas taxas de natalidade e baixas taxas de mortalidade, nesta fase ocorre grande crescimento da população. Atualmente, a maioria dos países subdesenvolvidos encontram-se nessa fase.

Na Europa ocidental, o sucesso da Revolução Industrial contribuiu para a melhoria das condições higiênico-sanitárias, médico-hospitalares e alimentares e no combate às epidemias, reduzindo a mortalidade de forma gradativa. Entretanto, a natalidade permaneceu elevada durante quase todo o século XIX, o que explica o grande crescimento populacional da Europa nesse período.

Após a Segunda Guerra Mundial o mundo assistiu a mais espetacular explosão demográfica de todos os tempos, em apenas 55 anos, a população mundial que era de ~ 2,2 bilhões de habitantes, pulou para mais de 6 bilhões.

Terceira fase ou fase de baixíssimo crescimento demográfico ou estagnação: Nessa fase caracterizada pela ocorrência de baixas taxas de natalidade e de mortalidade, resultando em baixíssimo crescimento e até mesmo em estagnação do crescimento populacional, a transição demográfica encontra-se concluída. Atualmente estão nessa fase os países desenvolvidos, a maior parte deles com taxas de crescimento muito baixas, geralmente inferiores a 1%, nulas e até negativas.

Nos países subdesenvolvidos tem ocorrido uma transformação na estrutura familiar, na qual vários fatores contribuem para que as mulheres tenham menos filhos.

O Brasil está entrando no terceiro período de transição demográfica, apresentando taxas de natalidade e de mortalidade de 20‰ e de 7‰, respectivamente, o que resulta em uma taxa de crescimento médio de 1,3%.


Veja também

A Questão Ambiental