O Espaço Geográfico
O espaço geográfico é um dos principais conceitos da geografia, uma vez que se trata do objeto de estudo dessa ciência.
s sociedades humanas desenvolvem, durante sua História, modos próprios de vida. Estes decorreram da combinação de formas de subsistência material com culturas diversas, de diferentes métodos de organização social e política e de tipos de ocupação do espaço geográfico. Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa.
Segundo o geógrafo Milton Santos, “o espaço deve ser considerado como um conjunto indissociável de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos, objetos naturais, e objetos sociais, e, de outro, a vida que preenche e os animais, ou seja, a sociedade em movimento”.
O espaço geográfico é apropriado de diferentes formas por diferentes povos em diferentes momentos históricos. Além dos fatores naturais, a ocupação e utilização de um espaço dependem também da construção ideológica de sua sociedade e do momento histórico de determinada sociedade. A questão tecnológica é também outro fator para que possamos entender esse processo, pois determina ou possibilita diferentes formas de se apropriar, ocupar, manter e transformar esse espaço.
A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade. Em cada fração da superfície da Terra, o caminho que vai de uma situação a outra se dá de maneira particular e a parte do "natural" e do "artificial" também varia, assim como mudam as modalidades de seu arranjo.
Dessa forma, pode-se afirmar que o espaço geográfico é produzido pelas sociedades e substitui o espaço natural. Assim, quanto maior o desenvolvimento técnico de uma determinada sociedade, menor o espaço natural.
Um conceito bastante presente na geografia em geral, o espaço geográfico apresenta definição bastante complexa e abrangente. Outros conceitos também relacionados ao espaço geográfico, ou antes, que estão contidos nele são: lugar, que é um conceito ligado a um local que nos é familiar ou que faz parte de nossa vida, e paisagem que é a porção do espaço que nossa visão alcança e é produto da percepção.
As formas de se definir o espaço geográfico variam de acordo com as diferentes correntes do pensamento geográfico, não havendo um consenso sobre o termo.
Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas. Por isso, ele guarda consigo as marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, haja vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades.
É importante, porém, que não se confunda o conceito de espaço geográfico com o de paisagem. Afinal, as paisagens também se diferenciam entre as naturais e as geográficas, pois elas formam a expressão externa do espaço. Basicamente, podemos entender que a paisagem é o espaço apreendido pelos nossos sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar).
É através do trabalho que o homem é capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que é indispensável à sua sobrevivência. O termo “trabalho” significa todo esforço físico e mental humano com finalidade de produzir algo útil a si mesmo ou a alguém.
O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. A partir da Primeira Revolução Industrial, o homem enfatizou a retirada de recursos dispostos na natureza a fim de abastecer as indústrias de matéria-prima, que é um item primordial nessa atividade, ao passo que a população crescia acompanhada pelo alto consumo de alimentos e bens de consumo.