A Atmosfera
A invisível esfera de gás que envolve a Terra e garante a existência de vida em nosso planeta e protege os seres vivos dos raios ultravioleta.
atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de vida da Terra.
Ela é composta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.
Camadas da atmosfera
Assim como o próprio Planeta Terra, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A TROPOSFERA é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.
Acima da Troposfera, encontra-se a ESTRATOSFERA, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.
A seguir vem a MESOSFERA, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.
Depois da Mesosfera vem a TERMOSFERA, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.
Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a EXOSFERA, camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar.
Há vários critérios pelos quais podemos classificar a atmosfera. A divisão mais conhecida, feita de acordo com as variações de temperatura segundo a altitude, reparte a atmosfera em cinco camadas distintas
A densidade do ar diminui à medida que aumentamos a altitude, sendo que 50% dos gases e partículas em suspensão estão localizados nos primeiros 5 km.
A atmosfera é fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois:
- É fonte de oxigênio, gás essencial para a vida;
- Regula a temperatura e o clima terrestre;
- É responsável pela distribuição da água no planeta (chuva);
- Protege a Terra das radiações cósmicas e dos meteoros.
A atmosfera também é a responsável por vermos o céu azul durante o dia, pois suas partículas difundem predominantemente a radiação visível neste comprimento de onda.
Como a Atmosfera protege a Terra?
A atmosfera impede que grande parte dos meteoros que se aproximam da Terra cheguem em sua superfície. Muitos queimam com o atrito e o calor da atmosfera.
A radiação ultravioleta é filtrada na camada de ozônio. Essa radiação é extremamente nociva para os seres vivos. Além disso, a atmosfera ainda regula a quantidade de radiação que chega e que é perdida pela superfície terrestre.
Isso evita que o planeta apresente uma variação muito grande de temperatura.