24 c | Campina Grande, PB | Parcialmente nublado
  • quarta-feira, 2 de abril de 2025
MUNDO

A OTAN

A Otan surgiu em um contexto histórico de Guerra Fria e de acirramento das tensões ideológicas, políticas e militares.

A

 Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma organização intergovernamental que se ajudam mutuamente em termos políticos e militares. Também conhecida como Aliança Atlântica, a Otan foi fundada em 1949 no contexto da Guerra Fria.

De início, a Otan foi formada por 12 países-fundadores (EUA, Reino Unido, Bélgica, Canadá, França, Portugal, Dinamarca, Noruega, Itália, Holanda, Islândia e Luxemburgo). A aliança foi expandindo ao longo dos anos e hoje (março de 2022), conta com 30 países.

Atualmente, três países são classificados como “membros aspirantes”: Geórgia, Bósnia e Herzegovina e Ucrânia.

Os países-membros da Otan assinaram um pacto de defesa mútua estipulado pelo Artigo 5º da entidade que estabelece:

“As partes concordam que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque contra todas elas e, consequentemente, concordam que, se ocorrer tal ataque armado, cada uma delas, no exercício do direito de legítima defesa individual ou coletiva reconhecida pelo Artigo 51 da Carta das Nações Unidas, ajudará a parte ou as partes atacadas, tomando imediatamente, individualmente e em conjunto com as outras partes, as medidas que julgar necessárias, inclusive o uso de força armada, para restaurar e manter a segurança da região do Atlântico Norte.”

A organização funciona em modo de consenso entre todos os 30 países-membros. Para tal, há um organograma, com várias ramificações, departamentos e funcionários a fim de colocar-se as ações políticas e militares em prática.

No topo do organograma estão os Países-Membros, que se reúnem eventualmente para tratar de assuntos relacionados à organização, aí vem os Representantes Militares destes países e as Delegações da Otan, e o Secretário-Geral da Otan, que também é o porta-voz da organização.

Com demandas diferentes das que havia quando a organização foi criada, atualmente a Otan tem como foco a questão nuclear, almejando um mundo sem esse tipo de armamento.


Veja também

Os Sistemas de Produção Capitalista